Terapia Assistida por Animais (TAA)
Sensação de Segurança
socialização, motivação, aprendizagem e confiança.
É uma prática realizada por profissionais da área, a qual complementa outros tipos de tratamentos, e tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. (DOTTI, 2005; MORALES, 2005).
Durante a TAA há produção e liberação do hormônio endorfina no corpo, o que resulta sensação de bem-estar e relaxamento, assim como diminuição na pressão arterial e no nível do hormônio cortisol (DOTTI, 2005).
Os benefícios nos pacientes podem ser físicos e mentais, pela inibição da dor e estímulo à memória, assim como sociais, pela oportunidade de comunicação, sensação de segurança, socialização, motivação, aprendizagem e confiança, além de diminuir a solidão e a ansiedade; recuperar a autoestima, desenvolver sentimentos de compaixão e estimular a prática de exercícios (SAN JOAQUÍN, 2002; MORALES, 2005).
CINOTERAPIA
É a terapia assistida por cães, que permite, a partir do contato do paciente com o animal, uma comunicação recíproca, estimulando a criatividade e melhorando a autoestima do paciente.
Estimular o equilíbrio, fala, expressão de sentimentos, imaginação e autoconhecimento através de atividades lúdicas, que utilizam o cão como mediador de todo o processo, é um dos principais objetivos da Cinoterapia.
Companheirismo e respeito são ensinados e postos em prática durante as terapias, através da socialização com outros animas e outras crianças. Sendo um tratamento complementar aos tratamentos tradicionais, proporciona leveza e bem-estar ao paciente.
EQUOTERAPIA
É a terapia assistida por cavalos, que permite, através do andar a cavalo, estimular a mente e o corpo e ajudar na reeducação psicomotora, psicológica ou cognitiva do paciente.
O equilíbrio, as funções motoras e a percepção do paciente são estimuladas através da contração e relaxamento das pernas e do tronco. Isso, devido aos estímulos ritmados gerados pelo movimento realizado pelo animal.
Maior autoconfiança, independência e autoestima, são nítidas nos pacientes que, ao subir no cavalo, conseguem superar seus medos.