Acompanhamento Psicopedagógico
Ensina-me diferente
“Ensina-me de diferentes maneiras, pois assim, eu posso aprender.”
Simone Helen Drumond Ischkanian
Psicopedagogia
A psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, como preveni-las ou tratá-las. Destina-se a pesquisar e a compreender melhor a situação de ensino-aprendizagem do educando, utilizando recursos próprios para avaliação, diagnóstico e intervenção.
ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO
O psicopedagogo busca compreender a particularidade do educando em seu processo de aprendizagem, assim se torna responsável pela investigação das etapas desse processo. O marco inicial para o acompanhamento Psicopedagógico acontece com as avaliações, em que as capacidades, potencialidades, necessidades educativas e as dificuldades no momento de aprender são analisadas, juntamente com toda a compressão do contexto social, escolar e familiar em que ele está inserido.
Os instrumentos utilizados para avaliação nos permitem identificar informações relevantes não apenas em relação às dificuldades apresentadas, mas principalmente das capacidades e potencialidades, em um processo interativo e dinâmico. Sánchez-Cano, Bonals e col.2010.
Em seguida, caminhos para a intervenção psicopedagógica são planejados e traduzidos em ações concretas.
As abordagens psicopedagógicas não são absolutas. Acolhimento e respeito as individualidades são os diferenciais no processo de ensino-aprendizagem.
Nosso principal objetivo é despertar no educando o desejo pelo saber reforçando suas potencialidades através da afetividade e confiança, desenvolvendo assim, uma aprendizagem significativa.
“Ainda que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios da ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. ” I Cor.13